01/05/2015

Resenha do Livro: Fazendo Meu Filme 4

Olá gente, tubo bem com vocês? Comigo sim, sabe por que? Porque hoje é feriado!! (na verdade foi, porque o dia já está acabando, mas enfim). Primeiramente eu queria realmente me desculpar pelo meu sumiço aqui no blog, porque eu realmente perdi a noção do quanto tempo eu estava sem postar, sério mesmo! Cara, eu acho mesmo que esse ano está passando muito rápido, afinal, estamos quase na metade do ano (e eu ainda nem me acostumei direito em afirmar que estamos em 2015!). E vamos dizer que acho isso um tanto assustador, hahaha (o tempo estar passando tão rápido assim). Isso não está  acontecendo com vocês também? Vai ver só é mesmo meu senso de lerdisse, risos. Aah, aliás, eu acabei de criar um instagram para o blog - e para o meu canal -, e o user é lustrandoenigmas.

Hoje eu trouxe a resenha do último livro da série de livros Fazendo Meu Filme, da Paula Pimenta, que se chama Fani em busca do final feliz. Já faz um tempo que eu li esse livro, e também que eu fiz a resenha, e eu ainda não sei expressar-me totalmente o quanto essa série se tornou especial para mim, porque até eu mesma me impressiono por eles terem me marcado tanto assim. Afinal esse normalmente não é o gênero que eu idolatro (o romance), e mesmo assim foi impossível para mim não me envolver com toda a sua atmosfera. Eu ria, gritava, xingava os personagens e depois eu ria de novo por perceber o quão envolvida eu estava com a história. Enfim, já vou dizendo que aconselho demais esse livro, aliás, a série inteira, e para conferir a resenha é só continuar a leitura. Beijos!!


Título: Fazendo Meu Filme - Fani Em Busca do Final Feliz
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg 
Lançamento: 2012
Páginas: 608
Onde comprar: Submarino | Saraiva

Sinopse: "O destino pode ser cruel, como sua cartomante disse. O amanhã pode não existir, como escrevem os poetas. O mundo pode até acabar, como os cientistas preveem. Mas nada vai ter força para apagar o meu sentimento. Você pode ir para longe, se esconder, sumir. Mas eu vou continuar te amando. Para sempre." No derradeiro volume da consagrada série de Paula Pimenta, os leitores irão acompanhar o que acontece com o amor de Fani e Leo. Depois de uma ríspida separação, eles agora têm de seguir por caminhos diferentes. Porém, as juras de amor feitas no passado deixaram marcas profundas em seus corações e, mesmo anos depois, eles ainda sentem as consequências daquele trágico dia em que se separaram. Será preciso mais um encontro para que eles possam finalmente entender o que houve e libertar um ao outro? Ou será que isso devastaria ainda mais o destino deles?

Resenha: A história desse livro se passa cinco anos depois de tudo o que aconteceu no terceiro livro, mostrando, primeiramente, como está sendo a vida de Fani nos Estados Unidos. Prestes a se formar na tão sonhada faculdade de Cinema, ela precisa apresentar uma curta-metragem como trabalho de conclusão de curso, que logo se transforma em uma longa metragem indicada para um dos maiores concursos de cineastras iniciantes da Califórnia. Tal filme, na verdade, retrata a sua própria vida, sendo modificado apenas o final de sua história, e isso no começo a incomodou um pouco. Afinal, reviver todos aqueles momentos que ela vivera junto com o grande amor de sua vida não era uma experiência agradável para ela.
   Por um outro lado, a história também narra o que acontecera com o Leo nesse meio tempo, sendo mostrado o ponto de vista dele. Assim como a Fani, ele também acaba por se formar na faculdade que tanto almejava, a de Jornalismo. E no meio disso ele acaba por criar uma revista eletrônica chamada Cinemateka. No entanto, as coisas começam realmente a mudar de rumo quando de repente ele recebe um e-mail da mãe de Fani, que foi enviado também para várias outras revistas, falando que sua filha estaria concorrendo no Festival de Cinema nos Estados Unidos. Vendo ali uma grande oportunidade dele finalmente ajeitar as coisas com aquela mulher que ele nunca conseguia tirar de sua mente, ele resolve partir para a Califórnia junto com a sua pequena equipe para cobrir o tal concurso.

   Nesse livro podemos perceber ainda mais o amadurecimento dos personagens, principalmente o da Fani, que deixa de - parcialmente - ser  aquela menina toda chorona e cheio de inseguranças para se tornar uma mulher segura, "popular" e confiante em seguir os seus sonhos. Não que ela deixe de ser completamente aquela Fani toda dramática e tímida que conhecemos, mas que, com o convívio naquele novo ambiente, tais traços de sua antiga personalidade passam a ser menos chamativos.
   Diferente dos outros três livros, neste a narrativa é dividida em três partes, sendo a primeira narrada exclusivamente pela Fani, a segunda pelo Leo, e a terceira sendo narrada pelos dois (ou seja, intercalando-se as narrativas dos protagonistas). Eu particularmente acho que essa foi uma das mudanças que eu mais gostei nesse livro, principalmente ele dar um destaque maior ao Leo, fazendo com que compreendêssemos suas atitudes no terceiro livro. Adicionando-se o fato dele ser o meu personagem favorito de toda a série.
   A maior parte do livro conta, por meio de flashbacks, o que aconteceu nesses cinco anos com os dois protagonistas, e isso faz com que possamos entender totalmente como as história dos dois se entrelaçaram na terceira parte do livro. Além disso, eles também acabam por mostrar resumidamente como foi que o Leo se aproximou da Fani e, ainda, tudo o que aconteceu nos três livros pelo ponto de vista dele.
   Eu não sei bem demostrar o quanto eu gostei desse livro por meio de palavras, porque eu realmente amei-o demais. Li-o tão rapidamente, assim como os seus antecessores, que quando cheguei no epílogo me arrependi de eu ter o devorado daquela maneira. E é isso que esse livro te faz. Ele, assim como os outros, é tão envolvente que te faz ansiar muito por o que vai acontecer em seguida, e logo pelo final. Portanto, mesmo ele sendo um pouco (tipo muito) maior que os outros, você nem percebe essa diferença quando está lendo-o por estar empolgado demais com tudo o que acontece nele.
   Uma das partes que eu, particularmente, mais gostei nesse livro foi na que a Fani foi submetida a uma situação muito parecida com a do Leo no terceiro livro (não contarei aqui porque isso seria um tipo de spoiler, mas só irei afirmar que se trata do ciúmes).
   Eu tenho de admitir que eu estava querendo adiar a leitura desse livro por se tratar do último livro dessa série que me encantou tanto, mas, pelo que vocês podem ver, eu não consegui. No começo, eu tinha um certo preconceito com livros nacionais, especialmente de romances tão "clichezinho" - e ainda tenho um pouco - mas esses livros realmente me surpreenderam muito. Faz um certo tempo que eu não me sinto tão triste em terminar uma série de livros, o que aconteceu com essa, e eu sinceramente odeio essa sensação. Porém, não posso deixar de afirmar que o desfecho dessa série, que me marcou tanto, foi muito merecido para uma série tão maravilhosa!
   Acho que um dos principais motivos por eu ter me emocionado tanto com essa história é a maneira tão simples e ao mesmo tempo grandiosa com que a autora escreveu-a, e ainda o jeito como eu consegui me identificar muito com a Fani, assim como eu já falei nas resenhas passadas.
   Dá um aperto no coração por pensar que não haverá mais um quinto livro, pois me apeguei tanto aos dramas e as loucuras da Fani, as demonstrações de amor do Leo, as reviravoltas do casal, assim como me apeguei a todos os outros personagens e por toda a atmosfera desses livros. Portanto, aconselho esse livro, a série inteira, a todo mundo mesmo (até para as pessoas que não curtem muito o gênero, afinal, assim como acontecera comigo, eles podem realmente surpreender-los!). E sem dúvidas eu já admiro demais a Paula Pimenta, e mal vejo a hora de ler os outros livros escritos por ela.

Minha nota

Quotes
"Ela me olhou com um sorrisinho meio de lado e, antes que falasse qualquer coisa, eu continuei: "Eu tenho me realizado através das minhas personagens. Ao escrever cenas românticas, consigo emprestar pra elas o que eu gostaria de sentir de viver. Mas depois eu fico com esse grande buraco aqui dentro, com vontade de ter alguém que me desperte o mesmo na vida real."
"Parece que o destino constantemente nos testa, nos usa como brinquedo. Alguém lá em cima deve adorar colocar tanto drama em minha vida. Quando estou no auge da felicidade, aparece algo que me presenteia com o ápice da tristeza."
" 'Você não é feliz?' Aquela pergunta me desorientou. Claro que eu tinha momentos de felicidade. Mas ninguém é feliz o tempo todo. Ser feliz não é uma característica estática, como ser louro ou moreno. Eu posso estar feliz agora e no segundo seguinte não estar mais."
"Se usarmos a música certa na ocasião adequada, podemos proporcionar os mais diversos sentimentos, fazer com que ela fale por nós, passe mensagens..." 
"As pessoas mudam, sabe? Elas têm que mudar. Alguns acontecimentos nos fazem crescer."
"Sem ele por perto, eu não sentia emoções fortes. Ele era a razão da minha euforia. Mas era também o culpado pelas minhas lágrimas."
Resenhas passadas:

E para encerrar a postagem, lógico que vou deixar aqui a música Linda, do No Voice.

6 comentários:

  1. Acho que eu sou a única que tá achando que o tempo tá passando devagar haha
    Ahhh, eu quero muito ler FMF, não li nenhum dos livros ainda, mas eles estão na minha listinha desde sempre!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Hahahah. Siim, aconselho demais essa série hahaha. Beijos!!

      Excluir
  2. Amo FMF♥ Amo a Paula ♥ Já li todos os livros♥Meu preferido concerteza é o 3 e o 4. "Nem um filme é melhor que a própria vida" ♡

    www.creativep4nda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li os livros de Fazendo Meu Filme da Paula, mas os outros já estão na minha lista de leitura hahaha. Aliás, minha amiga me emprestou o primeiro Minha Vida Fora de Série, então logo logo começo a ler ele huehe. Ah, eu sinceramente não consigo escolher qual que eu mais gosto deles (até porque uma hora eu penso que gosto mais do primeiro, ai do terceiro e depois do quarto. Vai entender hahahah). Essa frase <3.

      Excluir
  3. Olá, não conhecia esse livro. Gostei da resenha, parece ser bom rs.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado!! Sim, eles são bons mesmo ♡. Beijos!

      Excluir